Carro da Apple chega em 2028 – e pode ser parecido com um Tesla

Em desenvolvimento há uma década, veículo já passou por inúmeras alterações

Atualizando o status sobre o esperado (e demorado) Apple Car, veículo autônomo da Apple, a Bloomberg divulgou que o carro ganhou uma nova previsão para chegar ao mercado: 2028. Além da data, o portal disse que, mais uma vez, o elétrico passou por mudanças de software: após ser projetado como um veículo totalmente autônomo, agora ele terá apenas automação parcial, assemelhando-se a um Tesla. 

O que você precisa saber: 

  • Conhecido também como Projeto Titan, o carro da Apple está em desenvolvimento há 10 anos; 
  • Na mais nova mudança, o nível de automação foi novamente alterado, passando para um sistema nível 2+ (automação parcial); 
  • Desde que foi anunciado, os recursos autônomos do carro foram rebaixados de um sistema de nível 5 (automação total) para um sistema de nível 4 (automação total em algumas circunstâncias) — e agora para um sistema parcial; 
  • Embora para alguns isso possa significar uma queda de tecnologia, vale lembrar que o Tesla usa o nível 2 de automação (o nível 2+ pode ser considerado uma versão melhorada do sistema); 
  • O plano da Apple é oferecer, em algum momento, modelos com o sistema AV nível 4. A redução do programa vem para acelerar o lançamento do elétrico; 
  • Contudo, vale lembrar que o AV já teve diversas alterações e previsões de lançamento. A data de estreia já foi 2021, 2023, 2025 e 2026. 

Do projeto original da Apple, que imaginava um carro sem volantes ou pedais, até hoje, muita (muita) coisa foi alterada. O plano foi refeito e reestruturado diversas vezes, claro, por motivos de tempo e viabilidade. Segundo a Bloomberg, entregar um EV no nível do Tesla parece agora ser a meta — já que a intenção é, de fato, competir no mercado de autônomos e elétricos.

Para especialistas e fontes familiarizadas, entregar o Apple Car com tantas alterações, principalmente no sistema de automação, pode diminuir a expectativa do mercado em relação ao elétrico, prejudicando todo o lançamento. Embora a Apple já converse com fabricantes na Europa sobre o modelo, o projeto corre, sim, o risco de ser encerrado, segundo afirmou o jornalista especialista Mark Gurman, da Bloomberg. 

Vale lembrar que o Conselho da Apple vem pressionando a liderança da empresa sobre o plano do carro há algum tempo. Diversas reuniões foram realizadas ao longo de 2023 para discutir o projeto, que segue em absoluto sigilo. Importante destacar que a big tech nunca confirmou um prazo para lançamento — as datas partem geralmente de vazamentos e sites especializados. 

Em desenvolvimento desde 2010, o Projeto Titan já gastou centenas de milhões de dólares. Ele já alterou motores, hardware, software de direção autônoma, interiores e exteriores, entre outros componentes importantes. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *